Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mercado de tempero e produtos naturais reinventa o varejo a granel na cidade

Highslide JS

As novas gerações não se lembram mas, em décadas atrás, era muito comum o varejo a granel em Pará de Minas. Comprava-se quase tudo em medidas fracionadas – arroz, café, amendoim, farinha, polvilho, sementes e por aí afora. Com o passar do tempo os produtos ganharam embalagens com quantidades arredondadas: 500 gramas, um quilo, dois, três e as mais tradicionais para o caso do arroz, que são as de cinco quilos.

A surpresa é que agora, o comércio a granel voltou a ganhar força no mercado. Nas mercearias de bairro facilmente o consumidor consegue comprar certos produtos na quantidade desejada. Mas as vendas de temperos e produtos naturais a granel também cresceram. Aliás, é uma tendência que voltou com tudo, resultado da consciência mais apurada de muitos consumidores em relação à boa alimentação.

Outro fato que favoreceu o retorno mais expressivo do varejo a granel é a pandemia que, na fase inicial, forçou as consumidores a preparar comida em casa diariamente. Com o passar do tempo as pessoas foram gostando da experimentação de pratos e como o preparo deles quase sempre exige uma boa temperagem, as lojas especializadas passaram a faturar mais.

O Mercado da Terra, em Pará de Minas, de propriedade do comerciante Anderson Vilaça Amaro Silva, vem registrando alta expressiva nas vendas desde 2020. A loja, que fica no final da Benedito Valadares, passou a receber muitos pedidos, sem falar nos clientes presenciais. E com a demanda crescente, o estoque exigiu rápida diversificação:

As vendas a granel também cresceram muito na linha de produtos naturais e, ao que tudo indica, o conceito veio pra ficar:

Pelo visto, a granelização dos temperos, condimentos, chás e outros produtos continuará crescendo. Quem já aderiu a esse tipo de comércio não abre mão. 
Os outros clientes vão chegando aos poucos, impulsionados pelos programas de tv e das redes sociais que, a todo momento, mostram receitas que exigem maior variedade de ingredientes. É como dizem muitos cozinheiros e chefs de cozinha – uma receita gostosa precisa de muitas pequenas quantidades.

Fotos: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis