Facultativo em carros de passeio desde 2015, o extintor de incêndio veicular pode voltar a ser obrigatório. De acordo com a Agência Senado, a proposta do senador Eduardo Braga recebeu aprovação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor e segue agora para votação no Plenário do Senado.
O Senador acredita que o extintor seja um item fundamental de segurança e que pode fazer a diferença, uma vez que o atendimento do Corpo de Bombeiros muitas vezes pode demorar. Ele também aponta que a exigência não deve pesar muito no orçamento dos motoristas, já que o gasto com o equipamento deve ser de aproximadamente R$ 80.
De acordo com levantamentos cerca de 17% dos recalls de automóveis no Brasil ocorrem por falhas que poderiam causar um incêndio. E a cada 1,5 milhão de carros com motor a combustão, 100 mil pegam fogo. Enquanto a cada 100 mil elétricos, a estatística é de que 25 deles sejam incendiados. Ainda não há previsão para que a matéria seja votada no plenário do Senado.
Foto Ilustrativa: Reprodução byrev (pixabay.com)