Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Ministério Público proíbe a pesca no Paraopeba pelo risco de contaminação

Highslide JS

O Ministério Público de Minas Gerais determinou ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) a proibição da pesca no Rio Paraopeba. A medida não faz parte do conjunto de normas que disciplinam o chamado período da Piracema.

A proibição é consequência do desastre ambiental de Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. É que mesmo um ano depois as condições do Paraopeba continuam inadequadas para a pesca e o consumo da água.

O Ministério Público determinou que a proibição continue pelo menos até que uma equipe técnica qualificada passe a acompanhar o nível de contaminação da água.

A pluma contendo os rejeitos que vazaram da barragem de Brumadinho percorreu centenas de quilômetros, por isso não se pode dizer que em algum trecho o Paraopeba já esteja limpo.

A iniciativa do Ministério Público coincide com o momento em que muitos pescadores voltaram a frequentar o Paraopeba, acreditando que a situação já foi normalizada.

Mas a realidade é outra, segundo adverte também o biólogo José Hermano de Oliveira Franco, presidente do Codema em Pará de Minas:

Segundo o biólogo a situação do Paraopeba é de gravíssima e ele justifica essa avaliação pessimista:

O risco de contaminação é tão grande que também levou a Secretaria de Estado de Saúde a divulgar um comunicado orientando a população a não utilizar água bruta para qualquer finalidade. 
O comunicado levou em conta resultados de análises preliminares, que mostraram os riscos à saúde humana e animal.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis