Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Casos de Covid aumentam e a Turi retoma o uso de máscaras para motoristas e trocadores

Highslide JS

Somente no sábado e domingo, Pará de Minas registrou quase a metade dos casos de covid-19 do total contabilizado na semana passada. Dados do boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que foram notificados 41 testes positivos para a doença, totalizando 16.246 casos confirmados desde o início da pandemia.

Já na última semana, entre segunda e sexta-feira, Pará de Minas registrou quase cem novos casos. Os números comprovam a rápida circulação do coronavírus entre os paraminenses e a Secretaria de Saúde define a situação como a contaminação causada pela subvariante da ômicron, cuja característica é a alta taxa de transmissão.

Conforme o Jornal da Manhã divulgou, a pasta está avaliando a possibilidade de tornar obrigatório, novamente, o uso da máscara em locais públicos ou fechados. O assunto está em análise e pode ser levado ao Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde de Covid-19.

O aumento de casos não é restrito a Pará de Minas. Outras cidades mineiras e até de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, também estão registrando aumento de testes positivos desde o início de novembro.

Em São Paulo, por exemplo, pesquisadores da Faculdade de Medicina do ABC, identificaram duas linhagens do coronavírus, que são derivadas da subvariante da ômicron, a BQ.1. Foi a primeira vez que elas foram registradas no país, porém, ainda não se sabe qual o poder de transmissão de cada uma. 

Especialistas temem uma nova onda da covid no país, especialmente por causa dos encontros decorrentes da Copa do Mundo e das festividades de final de ano. Apesar de o número de mortes não estar acompanhando a evolução de casos, o receio é que haja sobrecarga nas unidades de saúde, assim como aconteceu no auge da pandemia, em 2020 e, principalmente, 2021. 

E aqui em Pará de Minas a Turi anunciou que a partir de hoje seus motoristas e trocadores voltam a usar máscaras nas linhas em circulação. A medida tem por objetivo a proteção dos mesmos, tendo em vista a aglomeração de pessoas nos ônibus. Por enquanto, os passageiros não serão obrigados a usar a máscara.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis