Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IPVA 2023 será pago a partir de março, mas Estado ainda não detalhou os valores do tributo

Highslide JS

Contribuintes mineiros estão na expectativa pela divulgação dos detalhes sobre a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2023. 

O tributo começará a ser pago somente em março, assim como ocorreu em 2022. Mais uma vez os motoristas poderão optar pelo parcelamento em até 3 vezes, com vencimentos em março, abril e maio.

A decisão já confirmada pela Secretaria de Estado da Fazenda de iniciar o recolhimento do imposto a partir de março se deve às outras contas típicas de início de ano, como o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o material escolar para os filhos. O objetivo é facilitar o planejamento do contribuinte e evitar acúmulo de dívidas.

Faltam, agora, definições sobre as datas exatas de pagamento, a emissão de guias, descontos e os valores do imposto. Essas informações, segundo a secretaria, serão divulgadas “em momento oportuno”, o que é aguardado para janeiro.

Vale lembrar que o IPVA de 2022 ficou congelado e teve o mesmo valor de 2021. Ainda não se sabe se o Estado manterá esse congelamento para o próximo ano.

Em Minas Gerais, a alíquota do IPVA varia de 1% a 4% sobre o valor do veículo. Para automóveis novos, a base de cálculo é o preço que consta no respectivo documento fiscal de venda. Já para os usados, é levado em consideração a média de mercado no fim do ano anterior ao da cobrança, cuja referência é a Tabela Fipe. 

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis