Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Rede pública já abriu o cadastramento escolar de 2024

Highslide JS

O Cadastro Escolar já está disponível para os estudantes interessados em garantir uma vaga na rede pública de ensino em Pará de Minas no ano que vem. O procedimento é feito por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

Através desta plataforma, o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e médio será realizado de forma unificada, ou seja, o sistema indica as escolas da rede pública mais próximas ao endereço informado pelo candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida.

Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, cuja unidade não terá o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente para o ano que vem. 

O subsecretário de Articulação Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Gustavo Pedroso, pede aos pais e responsáveis muita atenção no cadastramento, pois esta é uma etapa fundamental para o melhor encaminhamento do estudante.

Aqueles que pretendem retornar os estudos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Neste caso, o interessado precisa ter idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. 
Uma das novidades é a renovação automática da matrícula. O estudante matriculado e frequente em uma escola da rede estadual até o dia 5 de outubro, terá assegurada a permanência na mesma unidade escolar no próximo ano. 

Segundo a Secretaria de Educação, a renovação se dará, preferencialmente, no turno em que o aluno está matriculado. O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente e pretende trocar de escola, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga. 

Para fazer o cadastro, pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O procedimento deve ser feito até o próximo dia 6 de novembro.

Após o cadastro, o Sucem fará o encaminhamento do aluno de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando critérios de alocação.  Depois desta etapa, os alunos deverão fazer a matrícula na escola para onde foram encaminhados, a partir do dia 26 de dezembro. 

Foto: Reprodução SEE - Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis