Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pipas e papagaios continuam provocando acidentes no trânsito

Highslide JS

Marcada pelo clima seco e ventos fortes, esta época do ano é considerada a mais atraente para crianças e adolescentes saírem por aí empinando pipas. A brincadeira tradicional atrai inclusive adultos, que ajudam a colorir o céu e recordam a infância com muitas cores e formas diferenciadas. Acontece que a diversão pode se transformar em dor de cabeça se alguns cuidados não forem observados. 

O primeiro alerta vem da Cemig. Segundo a companhia, os soltadores de pipa podem causar prejuízos e até mesmo acidentes graves caso pratiquem a atividade perto da rede elétrica. Só nos primeiros seis meses deste ano foram registradas mais de 900 ocorrências com a rede elétrica causadas por pipas, que prejudicaram 276 mil clientes em todo o Estado. 

O gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Lauro Fernando Ribeiro, orienta que a brincadeira não deve acontecer em áreas urbanas. Ele sugere que a atividade seja praticada em áreas abertas, distantes da rede de distribuição da companhia e nunca com a utilização de cerol ou qualquer linha cortante. 

Lauro também orienta as pessoas a nunca tentarem retirar pipas presas em árvores ou na fiação elétrica: 

Também é importante lembrar que há leis que proíbem o uso de linhas cortantes, seja com cerol ou a chamada linha chilena. Em Minas Gerais a legislação veda a comercialização e o uso destas linhas desde 2019. 

A multa para quem for flagrado utilizando ou vendendo o material proibido varia de R$3.590 a R$179 mil em casos de reincidência. E quando a linha cortante estiver em poder de criança ou adolescente, os pais ou responsáveis legais é que são notificados da autuação e o caso é comunicado ao Conselho Tutelar. 

Foto: Reprodução/Agência Brasil







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis