A mortandade de peixes e a presença de grande número deles reunidos na superfície do Ribeirão Paciência, têm preocupado muitas pessoas, além de revoltar algumas delas. Os fatos aconteceram nesta semana.
Os peixes mortos foram encontrados nas imediações de um antigo depósito de minério, entre os bairros São Cristovão e São Geraldo.Já os peixes na superfície da água foram vistos na rua Antônio Carlos, na ponte próxima ao shopping Fabrika Mall.
As manifestações populares estão por todo lado e muitas denúncias também chegaram ao Jornal da Manhã. Uma delas veio de Luidig Bernandes, que vem percebendo a situação já há algum tempo:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente se manifestou a respeito. Segundo a fiscal Talita Alves Gomes, tão logo chegou a denúncia dos peixes na superfície da água, uma equipe foi até o local e constatou o fato.
Os fiscais identificaram que os peixes estão permanecendo na superfície em busca de oxigênio. Foram colhidas análises da água, já enviadas a um laboratório em Belo Horizonte, mas o laudo só deve chegar daqui a um mês.
Quanto à mortandade de peixes ocorrida entre os bairros São Geraldo e São Cristovão, não houve denúncias na Secretaria de Meio Ambiente, segundo informou Talita Gomes. Ela assegurou, no entanto, que a secretaria está sempre atenta a essas situações:
A fiscal recomenda à população que denuncie qualquer irregularidade ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 37/ 3233 5878 ou pelo WhatsApp 37/ 9972 3192.
Talita acredita que esses casos tenham sido pontuais. Na opinião dela, as águas do Ribeirão Paciência não estão muito poluídas como muitos acreditam.