Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novo levantamento mostra índice alarmante de infestação do aedes aegypti em Pará de Minas

Highslide JS

Pará de Minas está na lista dos municípios mineiros que apresentaram os índices mais alarmantes de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, das 827 cidades mineiras que realizaram a primeira edição do LIRAa neste ano, 321 delas, o que representa menos de 40%, apresentaram o Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou maior que 4. 

Isso significa que os municípios estão em situação de risco para a transmissão das arboviroses. Outros 337 estão em alerta e, em 169 localidades, o indicador foi classificado como satisfatório, sendo menor que 1.

Pará de Minas aparece na lista com IIP de 6,8. Na região, outras cidades também estão com níveis preocupantes: Bom Despacho (16,7), Papagaios (15,5), Maravilhas (14,4), Itaúna (12,7), Pequi (12,4), Divinópolis (11,3 ) e Nova Serrana (11,2). O maior índice registrado em Minas é da cidade de Naque, que pertence à Regional de Coronel Fabriciano, que apresentou um índice de 28.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o IIP indica o percentual de imóveis que apresentaram recipientes infestados por larvas do mosquito da dengue em relação ao total de imóveis que foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias.

Outro dado relevante divulgado pela pasta é que mais de 30% dos recipientes infestados são os depósitos móveis, como vasos ou frascos, pratos, bebedouros e materiais em depósitos de construção. 

Embora outras cidades da região tenham apresentado um índice de infestação maior que Pará de Minas, somente duas têm mais casos prováveis de dengue em 2023, segundo dados do boletim epidemiológico estadual: Nova Serrana, com 412, e Divinópolis, 289. 

Por aqui, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado ações pontuais em bairros que concentram a maior parte dos casos prováveis, como Padre Libério, Recanto da Lagoa e Santos Dumont, que são regiões mais populosas. 

O principal trabalho de combate, além da prevenção da comunidade, são as visitas dos agentes de combate a endemias. Por isso, a pasta pede para que a população atenda os agentes e os deixe fazer a inspeção nas residências, eliminando os focos do mosquito vetor. 

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis