Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Governo vai bloquear pagamento do Bolsa Família para quem estiver com CPF irregular

Highslide JS

Novidade no pagamento do Bolsa Família. A partir de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social vai bloquear o pagamento do benefício para usuários que estão com o CPF irregular no Cadastro Único (CadÚnico).Segundo a pasta, o objetivo é impedir que o benefício seja pago para pessoas que não cumpram os requisitos estabelecidos.

Depois de seis meses de suspensão, caso a pendência não seja resolvida, o beneficiário corre o risco de ter o pagamento cancelado definitivamente. 
O bloqueio pode ocorrer se o CPF estiver suspenso, apresentar divergência de titularidade da Receita Federal, ou ter inconsistência de dados no CadÚnico. 

Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, as pessoas que estão com irregularidades vão ser informadas por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. Também é possível checar a sua situação do CPF na página da Receita Federal. 

Em caso de irregularidades, é preciso atualizar os dados cadastrais. Isso pode ser feito online pelo navegador ou pelo aplicativo do CadÚnico, ou ainda presencialmente em uma unidade da Receita Federal ou em postos conveniados, como Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Federal. No caso de inconsistências com o CadÚnico, é preciso buscar atendimento presencial em uma unidade do CRAS.

O governo quer fechar o cerco para pessoas que estão recebendo o Bolsa Família indevidamente. Em novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou que os pagamentos irregulares do benefício ultrapassaram os R$ 35 bilhões. Acredita-se que mais de 4 milhões de pessoas recebam o Bolsa Família indevidamente. 

Foto: Reprodução Roberta Aline/MDS - gov.br/Serviços e Informações do Brasil






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis