Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Apresentada a metodologia de consulta popular para os reparos da Vale no município

Highslide JS

O prefeito Elias Diniz reuniu lideranças políticas e empresariais, além de representantes da sociedade civil para apresentar a metodologia da Consulta Popular para reparação socioeconômica de Pará de Minas em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. 

O evento aconteceu no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Na oportunidade, Elias Diniz lembrou os mil dias da tragédia, os impactos provocados ao meio ambiente e as ações dos órgãos públicos na cobrança da reparação dos prejuízos causados às cidades atingidas.

Ele também anunciou que, dos mais de R$ 3 bilhões que serão custeados pela Vale em todo o Estado, cerca de R$ 83 milhões serão investidos em obras na região de Pará de Minas. 

A população de Pará de Minas terá direito de apontar prioridades para a reparação dos danos. São ações de fortalecimento dos serviços públicos que serão pagas e executadas pela Vale a partir da definição popular. A escolha será por temas e levará em consideração apenas os projetos relacionados ao município: 

Entre as propostas para os reparos em Pará de Minas estão a construção de um posto policial em Córrego do Barro, modernização da rede de comunicação móvel da zona rural, ampliação da educação integral, construção do novo trevo de acesso pela BR 262, casas populares e o novo CCZ, além da reforma e ampliação do Hospital Padre Libério e a construção de mais um bloco de hemodiálise na cidade.

A Consulta Popular acontecerá entre os dias 5 e 12 de novembro. Além do site, as pessoas poderão participar pelo aplicativo MG App. A prefeitura também irá disponibilizar agentes ou pontos de apoio para a consulta, no entanto, os detalhes não foram divulgados. Ainda segundo o prefeito, todos os projetos e obras serão executados pela Vale e fiscalizados pela Fundação Getúlio Vargas.

A Consulta Popular é um processo previsto no acordo entre o governo de Minas Gerais e a Vale. Lídia Vieira, que atua no Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab), diz que a etapa é muito importante para a reparação, devido às famílias prejudicadas com a tragédia.

Ela cobra, inclusive, da prefeitura a disponibilização de pontos para que famílias das comunidades atingidas, especialmente as que não têm acesso a internet, possam participar do processo. Também garantiu que o núcleo vai ajudar. 

O endereço do escritório do Nacab em Pará de Minas é avenida Minas Gerais, nº 413, no bairro São José. Vale lembrar que, além dos paraminenses, moradores de outros 25 municípios poderão participar da consulta, entre eles São José da Varginha, Pequi, Papagaios, Maravilhas e Florestal.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis