Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Incêndios no Senador Valadares preocupam muito: Corpo de Bombeiros pede ajuda da população

Highslide JS

Na primeira quinzena de julho o Corpo de Bombeiros de Pará de Minas atuou em seis ocorrências de combate a incêndios florestais no bairro Senador Valadares. 

De acordo com informações repassadas ao Jornal da Manhã pela corporação, estima-se que uma área de mais de 20 mil metros quadrados, o equivalente a mais de dois hectares, tenha sido consumida pelo fogo. 

Os incêndios na vegetação do Senador Valadares expõe um grave problema, pois ocorreram em áreas próximas a um estabelecimento de ensino e a região de saúde, onde estão a UPA 24h, o Hospital Padre Libério, o AME e outros aparelhos vinculados à saúde pública do Município, além da base do Samu.

Embora as causas das queimadas não tenham sido confirmadas, o Corpo de Bombeiros faz um apelo para que as pessoas possam colaborar no controle das ocorrências. 

Muitas vezes, uma ação considerada inofensiva pelo cidadão pode se tornar num grande incêndio, prejudicando todo ambiente, conforme ressaltou o Sargento dos Bombeiros, Gustavo Oliveira:

Clique e Ouça Gustavo Oliveira 

O Sargento Oliveira pede que a sociedade denuncie as ações dos incendiários. As denúncias podem ser encaminhadas para o 190, da Polícia Militar, ou mesmo para o 193, do Corpo de Bombeiros. De acordo com o artigo 250 do Código Penal, atear fogo sem autorização do Ibama, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outros órgãos competentes é crime ambiental e pode render penalidades administrativas, multas e até reclusão de seis meses a quatro anos. 

A legislação de crimes ambientais também trata sobre a prática, estabelecendo pena de reclusão de um a quatro anos, mais multa. O Jornal da Manhã questionou a Secretaria Municipal de Saúde se os incêndios registrados nos últimos dias provocaram algum tipo de prejuízo nos atendimentos na UPA e no Hospital Padre Libério, que funcionam 24 horas. 

A pasta informou que, felizmente, a fumaça não chegou com intensidade nas unidades e, portanto, não teve impacto nos atendimentos. Contudo, principalmente o hospital e o AME foram tomados pela fuligem, exigindo um cuidado ainda maior na limpeza e higienização dos ambientes.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução Instagram @paranews.pm





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis