Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chikungunya exige acompanhamento de perto devido aos danos à saúde dos pacientes

Highslide JS

As Unidades Sentinelas que foram montadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para atender pacientes com sintomas de dengue e chikungunya em Pará de Minas, continuam lotadas.Elas mantêm o funcionamento em horário estendido e têm recebido muitos pacientes diariamente, a maioria deles com febre alta e dores por todo o corpo. 

Devido às chuvas dos últimos dias e também ao calor, o risco de novos focos do mosquito transmissor é grande, daí a necessidade das pessoas manterem suas casas bem limpas. É nos domicílios que aparecem 95% dos focos do Aedes aegtypti.

Os casos de chikungunya também estão aumentando na cidade, com relatos dos pacientes sobre dores quase insuportáveis. Em alguns casos, as vítimas não conseguem sequer virar o corpo na cama, enquanto outros não dão conta nem de levantar o braço para pentear o cabelo.

Mas os problemas não param aí e as vítimas da chikungunya, assim como as famílias delas, precisam ficar atentas às outras situações que a doença causa. Um estudo divulgado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras cinco instituições confirma que o vírus também pode causar sequelas ou levar o paciente à morte.

As alterações no corpo podem ir desde os problemas na circulação do sangue, que levam ao desenvolvimento de trombos, até problemas no comportamento de bombeamento do coração e risco para hipertensão arterial.

Os pesquisadores afirmam que é importante os serviços de saúde acompanharem de perto a situação dos pacientes, porque o agravamento do quadro clínico pode acontecer de uma hora para outra. Os efeitos da doença sobre o paciente também costumam durar muito. Em alguns casos, podendo chegar a um ano.

Foto Ilustrativa- Pixbay







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis