Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Violência feminina: Agosto Lilás chama atenção da sociedade

Highslide JS

A chegada de agosto marca mais uma campanha de conscientização sobre um tema muito debatido nesta pandemia – a violência contra a mulher.

O Agosto Lilás trata das diferentes formas de violência contra as mulheres e tenta sensibilizar o poder público e a sociedade civil sobre a necessidade da criação de mecanismos de prevenção e combate a esse mal.

Pesquisa recente feita pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sido vítima de algum tipo de violência ao longo da pandemia.

Na comparação com os dados de 2019, houve mesmo aumento do número de agressões dentro de casa e elas subiram de 42% para quase 49%.

Diante dessa triste realidade a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Angélica Varela, defende o fortalecimento da consciência social para as alternativas que ajudem a combater os agressores. Uma delas é o empoderamento feminino.

Com relação às denúncias, Angélica Varela pede a participação ativa de quem presencia os casos de violência, sejam familiares ou mesmo vizinhos. As denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190, ou no Disque Denúncia, no 181, sem a necessidade de o denunciante se identificar. 

A campanha Agosto Lilás também é uma referência à Lei Maria da Penha que está completando 15 anos. E sobre os efeitos dessa legislação, o JM conversou com o delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, responsável pela Regional da Polícia Civil em Pará de Minas.

Ele diz que ainda há muito o que se fazer no no combate a esse tipo de crime, mas reconhece que a lei foi um passo significativo para o público feminino e tem sido devidamente aplicada nos casos enquadrados.

A Polícia Militar também está envolvida na mobilização de prevenção e combate à violência contra a mulher. A corporação lançou uma campanha preventiva, que vai durar o mês todo. 
Serão realizadas diversas ações, como orientações às vítimas e reuniões com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher existente nos municípios. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis