Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tradição natalina, presépios continuam chamando atenção dos paraminenses

Highslide JS

Além das decorações luminosas e árvores de natal espalhadas pela cidade, os presépios também estão entre os atrativos deste período. A gruta de Belém, com os animais e a manjedoura do Menino Jesus, continua atraindo olhares reflexivos e emocionados. Em Pará de Minas, um dos presépios que mais tem chamado atenção do público é o Belém Monumental, elaborado pelo artista plástico João Batista Leite, na Casa da Cultura. 

Além dele, os presépios montados nas igrejas, projetos sociais, residências, na Câmara Municipal e até no Shopping Fabrika Mall, também chamam atenção pela diversidade de temas, formato e tamanho das peças utilizadas. Outro local que também anunciou a exibição de um presépio especial foi a Escola de Artes e Ofícios Sica. Lá seria montada a estrutura em cerâmica produzida pelo saudoso artista Raimundo Nogueira de Faria, o Sica, patrono da entidade. 

O presépio composto por 24 peças, seria inaugurado ontem, durante uma Cantata de Natal nos jardins da Escola de Artes. Mas devido às fortes chuvas, a Secretaria de Cultura adiou o evento.  A entidade ainda não anunciou nova data, mas o diretor da escola, Samuel Lopes, confirmou que mesmo com atraso, o presépio do Sica será aberto a visitação.

Em conversa com o JM ele falou um pouco sobre a história das peças que foram exibidas, pela primeira vez, em 1985. 

Segundo ele, a remontagem do presépio do Sica exigiu muita dedicação dos restauradores, Wagner Campos e João Batista Leite, além de profunda pesquisa sobre sua história, a fim de fortalecer, através deste trabalho, a tradição ceramista de Pará de Minas. 

Nova data para inauguração do presépio deve ser anunciada em breve pela Prefeitura de Pará de Minas. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis