Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sinal da internet avança bem nas comunidades rurais de Pará de Minas

Highslide JS

Em um mundo cada vez mais conectado, fornecer um bom sinal de internet em espaço público tem sido um desafio para as prefeituras brasileiras. A chamada universalização do acesso à internet é cobrada não apenas pela população, mas, também, por organizações que trabalham pelo fim da desigualdade de acesso. 

Segundo a Pesquisa TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 58% dos brasileiros conectados têm no celular a única forma de acesso à internet, sendo que 85% deles estão inseridos em classe de baixa renda.

Para os especialistas, nem os aparelhos, nem a qualidade das conexões permitem a realização de atividades mais sofisticadas, abarcando principalmente serviços de comunicação. O cidadão que está neste caso é classificado como usuário de segunda classe da internet.

Na tentativa de minimizar essa situação em Pará de Minas, a BR Super, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, mantém o projeto Cultura Conecta, que oferece Wi-Fi gratuito em quatro praças movimentadas da cidade: Padre José Pereira Coelho, Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, Nossa Senhora da Conceição e Torquato de Almeida. 

Proprietário da BR Super, Amarildo Oliveira, diz que a proposta tem alcançado bons resultados, auxiliando muitos cidadãos com o acesso estável à internet. Para utilizar o serviço, basta o interessado estar em um dos pontos disponibilizados para o Wi-Fi, conectar-se à rede, fazer o cadastro e criar uma senha.

Ao Jornal da Manhã, o empresário também destacou a conexão na zona rural, que tem ganhado mais investimentos por parte das empresas do setor. 

O avanço da internet na zona rural é uma realidade em todo o país. Segundo pesquisa do IBGE, em 2021, mais de 74% dos domicílios na área rural tinham acesso à internet, percentual bem mais alto que os 57% registrados em 2019. 
Ainda segundo a pesquisa, entre os equipamentos mais usados para o acesso à internet o celular é o preferido por quase 100% das pessoas.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis