Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

CCZ confirma: de cada dez eutanásias na cidade, oito são por leishmaniose

Highslide JS

A leishmaniose continua preocupando a Vigilância em Saúde de Pará de Minas. Considerada uma doença zoonose, porque também é transmitida ao ser humano, ela tem vitimado muitos cães na cidade, interrompendo grandes ciclos de amizade entre pets e tutores.

Segundo o Jornal da Manhã apurou junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de cada dez eutanásias oito são provocadas pela leishmaniose. É um número alto, que reforça a necessidade de medidas preventivas na população que tem animais em casa.

Em Pará de Minas, o CCZ realiza o teste gratuitamente mas, por enquanto, não há oferta do tratamento da doença na rede pública. Já na rede privada o valor é inviável para o orçamento da maioria das famílias. 

Por isso, a melhor forma de combater a leishmaniose é impedir a presença do mosquito vetor, que é conhecido por mosquito palha. Ele tem preferência por locais úmidos, escuros e com presença de plantas e se alimenta de matéria orgânica, como restos de comida, frutos apodrecidos, vegetais em decomposição e fezes de animais. 

O JM ouviu a estagiária de medicina veterinária, Ana Caroline dos Santos Gonzaga e o principal aconselhamento dela é o de manter os ambientes da casa limpos. Deixar a prevenção de lado pode ser fatal para o animal de estimação.

Durante a reportagem no Centro de Zoonoses, o Jornal da Manhã flagrou uma cena triste mas que, infelizmente, se tornou constante por lá. O cachorro de Maicossuel de Sávio, morador de Tavares, foi diagnosticado com leishmaniose. 
Muito abalado com a notícia, ele conversou conosco.

A realização dos testes de leishmaniose no CCZ acontece de segunda à sexta-feira, na Rua José Bahia Capanema, bairro João Paulo II. Mais informações no 3231 7817.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis