A concessionária Águas de Pará de Minas realizou mais uma importante ação de conservação das nascentes dos ribeirões Paciência e Bom Sucesso.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramicelli, ela promoveu o plantio de mudas de árvores nativas em uma propriedade rural na comunidade de Bom Sucesso.
Mais de 40 crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos, integrantes do grupo escoteiro, participaram da ação, plantando ao redor de uma das nascentes, 60 mudas de espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, como ipê, pau-ferro, pau-formiga, jacarandá e dedaleiro.
A superintendente da concessionária, Márcia Freiberg, considerou o plantio fundamental para o fortalecimento do trabalho que a empresa já desenvolve no município, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre a importância da preservação dos mananciais.
Esta foi mais uma ação comemorativa ao Dia Mundial da Água, fortalecendo um programa de sucesso em Pará de Minas, que é o Produtor de Águas:
O Produtor de Águas foi criado para conservar nascentes por meio do cercamento, evitando assim o pisoteio de animais. Ele também visa a recomposição da mata ciliar, com o plantio de mudas e do saneamento rural, através de alternativas de tratamento de esgoto doméstico em áreas rurais.
Fotos: Arquivos Águas de Pará de Minas.