Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Segurança dos mesários que vão trabalhar nas eleições ganha destaque no reforço policial

Highslide JS

A 19ª Companhia de Polícia Militar Independente de Pará de Minas já recebeu instruções do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para atuação no primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro.

O apoio das forças policiais é considerado fundamental pelo TER, para garantir que o pleito transcorra sem maiores problemas. Em todas as eleições, há o reforço no efetivo nas zonas eleitorais, mas agora a questão é tratada de uma maneira diferente tendo em vista a polarização política que divide boa parte dos eleitores.

Um dos temas debatidos pela Justiça Eleitoral no encontro com os militares foi a segurança dos mesários e dos próprios eleitores nos arredores dos locais de votação. 

O comandante da 19ª Cia, Tenente Coronel Paulo Antônio, ressaltou que o efetivo militar de Pará de Minas está preparado para atuar e conta com a colaboração da população para que não haja ocorrências no dia da eleição.

O tema segurança nas eleições gerais de outubro ganhou ainda mais destaque após um recente levantamento do Instituto Ideia, que apontou que sete a cada dez mesários voluntários defendem a adoção de medidas de reforço na segurança pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estudo ainda mostrou que 30% dos mesários entrevistados temem ser atacados durante a votação. O medo é pela polarização e por fake news que envolvem os voluntários.

Uma dessas notícias falsas é uma publicação compartilhada no WhatsApp que alerta eleitores para a suposta possibilidade de mesários anularem votos do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O texto falso orienta o eleitor a não utilizar camisa amarela ou de outra cor que o identifique como bolsonarista, pois o mesário pode anular o voto. O próprio TSE já desmentiu a publicação, alegando que mesários não têm o poder de anular votos.

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis