Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alívio no bolso: imposto de importação zerado e congelamento do ICMS podem quebrar a escalada dos combustíveis

Highslide JS

Motoristas receberam com alívio a informação de que a redução a zero do imposto de importação sobre o etanol terá impacto na gasolina, reduzindo o litro em pelo menos R$0,20.

O efeito se dá porque o produto é adicionado à gasolina, além de ser um concorrente direto do combustível. Nos últimos doze meses, houve alta de 37% no preço do etanol, o que acabou acompanhando o movimento de subida da gasolina.

Outra notícia que alivia o bolso é que no Fórum dos Governadores foi decidida a prorrogação por mais 90 dias do congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final do ICMS sobre a gasolina, etanol e o gás de cozinha. 

No entanto, os governadores frisaram que o congelamento já foi adotado e mesmo assim houve aumento de combustível. Na visão deles, isso mostra que o problema não é o ICMS e sim a política de paridade ao preço internacional adotada pela Petrobras.

E a disparada dos preços dos combustíveis, intensificada pelos efeitos da guerra na Ucrânia, pesou tanto no orçamento do trabalhador que muitos repensaram o uso do carro.

Com o orçamento apertado, parte da população decidiu deixar o automóvel na garagem por mais tempo. Na tentativa de economizar, está acontecendo a migração para o transporte público, bicicleta ou até skate, quando possível.

Foto: Ilustrativa/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis