Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O Enem vem aí: professores lembram que é preciso mais que conhecimento

Highslide JS

Reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes têm pouco mais de 20 dias para intensificarem ou revisarem o conteúdo antes do início das provas.

Como acontece desde 2017, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos. Neste ano, será nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo, Ciências da Natureza e Matemática. 

O Enem é a principal prova para os estudantes do ensino médio por ser um exame referência para garantir vaga em universidades públicas ou bolsas de estudo - parciais ou integrais - em instituições particulares de ensino superior.

Ao todo, são 180 questões e a redação, que a cada ano aborda um tema diferente e sempre guardado a sete chaves. Para conseguir bom desempenho em tantas perguntas é preciso uma preparação regular e de longo prazo.

Arthur Guimarães, aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Apogeu, está se preparando desde o primeiro ano. Ele já realizou o Enem como treineiro, mas agora é pra valer. 

Diferente de muitos estudantes, Arthur não está tão preocupado com a redação. O que tira o sono dele é o tempo para realizar a prova e a matemática. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de Arthur, em Pará de Minas foram realizadas outras 1.952 inscrições para o Enem 2023.

O número é 18% maior que a quantidade de inscritos no ano passado. 
As escolas de modo geral também intensificaram o ensino do conteúdo para os alunos do terceiro ano, na expectativa é que tudo seja repassado até o final de outubro.

E o professor de Geografia, Breno Teodoro, recomenda que mesmo com ansiedade, que é normal nessa reta final, o momento agora é de manter o foco nos estudos. 

Questionado sobre o maior desafio do aluno em uma prova do Enem, o professor destacou o fator psicológico e a pressão para se conseguir uma boa nota na prova. 
Os estudantes esperam, agora, a divulgação do local das provas, que será informado no cartão de confirmação da inscrição, através da página do participante. As informações devem ser liberadas pelo Inep nos próximos dias.

A orientação do professor Breno Teodoro é que, tão logo o local seja divulgado, os estudantes pesquisem o endereço, a distância de casa e o tempo de deslocamento, para não chegarem atrasados.

Nos dois domingos, a abertura dos portões será ao meio dia e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início das provas está marcado para 13h30 nos dois dias , mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis