Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Queimadas complicam a situação da rede elétrica: mais de 50 mil pessoas afetadas

Highslide JS

A ocorrência de centenas de incêndios florestais na região tem gerado outra consequência para a população. De acordo com números divulgados pela Cemig, mais de 54 mil pessoas já tiveram o fornecimento de energia interrompido no estado por causa de danos causados na rede elétrica pelo fogo.

Os dados correspondem aos primeiros sete meses do ano. Foram 110 ocorrências envolvendo a rede de distribuição da companhia.

Como agravante, a Cemig informou que boa parte dos casos acontece em locais de difícil acesso, o que atrasa o reparo nos equipamentos e reestabelecimento da energia. A preocupação maior é com a situação de hospitais e demais unidades de saúde.

Suellen Karine Braga Vieira, técnica de Supervisão e Controle do Sistema Elétrico, diz que uma das medidas adotadas pela empresa está sendo reforçar a conscientização da sociedade para os problemas gerados pelas queimadas, que não se restringem apenas às questões ambientais.

Além da conscientização, a empresa informou que realiza, constantemente, ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos, além da remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. 

Outra aposta da companhia é o projeto “Apaga o Fogo!”, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio do site apagaofogo.eco.br, que disponibiliza imagens em tempo real, a empresa e qualquer usuário voluntário podem identificar focos de incêndio em sua fase inicial. 

Como o período de estiagem deve se arrastar até, pelo menos, outubro, a Cemig teme que as ocorrências de queimadas no sistema elétrico se intensifiquem nas próximas semanas. Vale lembrar que, provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado como crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Foto: Reprodução Cemig - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis