Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Saiu o novo IDEB: saiba qual foi o desempenho das escolas públicas da cidade

Highslide JS

O Jornal da Manhã teve acesso aos resultados do biênio 2020/2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da rede pública de Pará de Minas. Apesar do impacto da pandemia de covid-19 no ensino, ao longo do período analisado, o desempenho dos alunos dos Anos Finais e Ensino Médio foi superior ao de 2019. 

Para os Anos Finais o índice saltou de 5 em 2019 para 5.2. Já o Ensino Médio atingiu 4.3. Na última avaliação, o resultado foi de 4.1. A análise é considerada numa escala de 0 a 10, avaliando alunos das redes municipal e estadual. A retração ficou por conta dos alunos dos Anos Iniciais. O Ideb foi de 6.2, menor que os 6.9 alcançados em 2019 e que era a meta projetada para o último biênio.

Na comparação com os resultados estadual e nacional, todos os indicadores de Pará de Minas estão melhores. Como exemplo, a média nacional para o Ensino Médio é 3.9, enquanto a estadual é de 4. Já na comparação com municípios próximos e com estruturas, matrículas e receitas parecidas, Pará de Minas perde para Itaúna e Bom Despacho – que conseguiram melhores índices em todos os níveis –  se iguala a Nova Serrana e fica acima dos resultados de Mateus Leme.

Na divisão por redes de ensino, nos Anos Iniciais da rede municipal o maior Ideb foi da Escola Vereador Bosco Mendonça, que alcançou 6.7. Além de conseguir o melhor índice, também ultrapassou a meta projetada, que era de 6.5. Na rede estadual, a instituição que se destacou nos Anos Inicias foi a Escola Frei Concórdio, alcançando 7.2. Mas apesar do resultado, ela ficou abaixo da meta, que era de 7.8, e aquém do resultado de 2019, que foi de 8.1. 

Nos Anos Finais, a unidade municipal que conseguiu o melhor índice foi a Escola Conceição Maria Moreira, que atingiu 5.7, resultado 0.5 maior que o último registro. No entanto, não havia meta projetada para ela. Já entre as escolas estaduais, a que obteve o melhor desempenho foi Fernando Otávio, com 6.1. Este índice bateu a meta, mas foi menor que o anterior, quando a instituição registrou 6.2.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido para 2022 a média 6, que corresponde a um sistema educacional comparável ao dos países desenvolvidos.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis