Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia do Diabetes: momento é de reflexão diante da doença que avança no mundo

Highslide JS

Neste 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes. A data foi instituída há mais de 30 anos para reforçar a conscientização sobre a doença e evidenciar a importância da prevenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Isso sem contar os que ainda não sabem que já são diabéticos devido à falta do hábito de buscar atendimento médico preventivo. Esses pacientes acabam comprometendo a saúde ao não tomar as medidas necessárias para o controle da doença. Infelizmente o resultado deste descontrole é o pior possível, passando por situações de amputação de membros e até mesmo a morte. Em 2021 mais de 214 mil brasileiros morreram por complicações de diabetes. 

E os números não param de crescer. Estima-se que, até 2045, uma em cada oito pessoas terá diabetes no mundo. Isso quer dizer que daqui a 22 anos, serão mais de 780 milhões de pessoas diabéticas. Na tentativa de evitar que essa marca seja alcançada e que cada vez menos pessoas sofram as consequências, especialistas aconselham a adoção de hábitos saudáveis.

A realização de atividade física com frequência e a alimentação adequada e saudável são grandes aliadas no controle e na prevenção de diversas doenças crônicas, entre elas o diabetes. A testagem de glicemia também deve ser uma ação regular. Somente a partir de um diagnóstico precoce é possível iniciar um tratamento eficaz e um controle da glicose que possibilite ao paciente saúde e qualidade de vida. 

Estas e outras dicas importantes têm sido amplamente divulgadas desde ontem pela Associação dos Diabéticos de Pará de Minas (Assodipam), no bairro Dom Bosco. Inclusive, neste momento, a entidade promove a prática de Lu Jong. Em seguida, haverá uma palestra com o tema ‘Enfermagem e o Diabetes’ e depois uma dinâmica conduzida pela podóloga Lídia Guaraciaba. 

A programação também contará com sorteio de brindes e aferição gratuita de pressão arterial e glicose. A Assodipam fica na rua Geraldo Antônio dos Santos, 87, no bairro Dom Bosco. Outras informações pelo telefone 37/ 99663 7018.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis