Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Movimentação no Cartório Eleitoral é grande e deve se repetir neste fim de semana

Highslide JS

O Cartório Eleitoral de Pará de Minas vai cumprir mais um plantão nesse fim de semana, possibilitando aos eleitores a oportunidade de regularizar suas pendências.

A repartição pública vai funcionar amanhã e também no domingo, das 8h às 17h. Esses plantões foram exigidos pelo Supremo Tribunal Eleitoral, por causa das eleições municipais de 6 de outubro.

Eles foram criados para atender pessoas que não têm tempo de resolver a situação no meio da semana. A Justiça Eleitoral de Pará de Minas firmou acordo com as prefeituras da Comarca e elas estão providenciando o transporte gratuito dos interessados.

Desta vez, o plantão estará mais voltado aos eleitores de Onça de Pitangui, mas outras pessoas também poderão se valer do serviço. O movimento cresce a cada dia, segundo informou o chefe do cartório, Moisés Januário de Almeida:

Nesse período, o eleitor pode resolver várias pendências, mas as situações que mais acontecem no dia a dia do cartório são estas:

E o Google acaba de informar que, a partir de maio, irá proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A decisão foi tomada devido à nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos, que foi considerada muito abrangente pela empresa. 

A mudança vai acontecer nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta utilizada pelos anunciantes para pagar pelo impulsionamento de seus conteúdos como a Busca e o Youtube.

Na avaliação do Google, existe uma dificuldade técnica para cumprir o que a resolução do TSE determina sobre as obrigações das plataformas que realizarem o impulsionamento de conteúdo eleitoral. 

Outra novidade nas eleições deste ano é que as urnas eletrônicas terão uma nova voz sintetizada, para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora de votar para prefeito e vereador. 

Todas as urnas estarão equipadas com a inovação. A voz dará as instruções básicas, o início do uso da urna pelos eleitores, informará o cargo que está em votação a cada momento, os números digitados e o nome da candidato escolhido.

O TSE explicou que “ao entrar na seção eleitoral e se identificar, a pessoa deve comunicar a deficiência visual à equipe de mesários. Nesse momento, será habilitada a urna e entregue fone de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral.”

A melhoria dos equipamentos de votação atende à sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil, feita em outubro de 2022 à Seção de Voto Informatizado do TSE.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis