Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Polícia Militar pôs todo o efetivo nas ruas hoje para evitar ataques nas escolas

Highslide JS

A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou nota, no sentido de tranquilizar as famílias, informando que reforçou seu contingente para intensificar a chamada Operação de Proteção Escolar. A mensagem da PM para a sociedade chega em mais um momento de tensão, diante da nova onda de postagens que circulam nas redes sociais, sobre possíveis ataques hoje a escolas de várias cidades do Brasil.  

Segundo o coronel Rodrigo Nascimento, comandante geral da corporação, todas as unidades estarão empenhadas o dia todo no policiamento efetivo nas proximidades das escolas mineiras. O chefe da PM já deu ordens para a suspensão do trabalho administrativo hoje, de forma que a totalidade dos policiais possa estar nas ruas. A polícia diz que não há motivos para estudantes, familiares e profissionais se alarmarem.

Enquanto isso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais elegeu esta quinta-feira como o Dia do Acolhimento pela Paz, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade escolar da rede estadual de ensino no fortalecimento da cultura da paz e prevenção à violência em diversas escolas do estado.

Todas as escolas receberam uma cartilha com orientações para mobilização dos estudantes e sugestões de atividades e oficinas e atividades pedagógicas, para trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes como empatia,  diálogo, cooperação, resolução de conflitos, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,  resiliência e determinação. 

Juntamente às aulas, que ocorrerão normalmente, estão sendo propostas dinâmicas como rodas de conversa, jogos cooperativos, brincadeiras, projeção de filmes, apresentações artísticas e outras atividades. 

As atividades serão pautadas na escuta ativa  para a reflexão e o suporte à comunidade escolar sobre os últimos episódios de violência ocorridos em escolas do país, mantendo o foco na aprendizagem e na promoção de um ambiente escolar acolhedor.

Adolescente que criou a Lista do Massacre 

Ainda não há novas informações sobre a adolescente responsável pela chamada “Lista do Massacre”, que trazia 35 cidades mineiras que poderiam ser alvo de ataques, entre elas Pará de Minas. O Ministério Público de Minas Gerais informou que foram adotadas todas as cautelas necessárias para a proteção da imagem, identidade e integridade da menina. Por isso, nem mesmo a cidade onde ela vive foi divulgada pelo órgão.

Diligências cibernéticas possibilitaram a identificação da adolescente, em operação que o MP realizou em parceria com a Polícia Civil de São Paulo. Antes de ser retirado do ar pela rede social, o vídeo que ela publicou no Tik Tok atingiu 100 mil pessoas.

A menor confessou a autoria do crime durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão do celular e do laptop dela.E de Brasília veio a notícia de que o governo federal apresentou um pacote de R$3 bilhões para ações nas escolas, em reação às ameaças ocorridas em unidades instaladas em várias regiões do país.

No entanto, o presidente Lula declarou que só com dinheiro o problema da violência não será resolvido. Disse que as pessoas não podem fazer da rede social aquilo que é proibido na sociedade. Ainda segundo Lula, as plataformas estão cada vez mais ricas e continuam divulgando qualquer mentira, sem critério, e isso precisa ser mudado.

A partir da próxima segunda-feira, o Ministério da Educação passará a disponibilizar uma cartilha de recomendações para que as escolas melhorem suas medidas de proteção e de segurança. A  distribuição da cartilha se dará por meio do ambiente virtual do MEC, para que gestores e professores possam adotar as recomendações.

Foto: Policia Militar de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis