Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeito Elias Diniz aponta as vantagens do novo Faixa Azul

Highslide JS

O prefeito Elias Diniz se manifestou a respeito do projeto de lei protocolado na Câmara Municipal que prevê a volta do estacionamento rotativo nas vias públicas de Pará de Minas. 

A proposta chegou ao Legislativo na última semana e está sendo analisada pelas comissões antes de ir a plenário. 

Elias sustenta a iniciativa de propor a volta do rodízio de estacionamento, popularmente conhecido por Faixa Azul, com o aumento da frota (quase 72 mil, segundo o IBGE) e a falta de espaço nas ruas para comportar tantos veículos.

O maior problema é na área central, com destaque para a rua Benedito Valadares, onde dificilmente os motoristas conseguem vagas para estacionar o carro após às 8h ou 9h.

Com o sistema rotativo, a prefeitura espera abrir mais de duas mil vagas de estacionamento, eliminando abusos e possibilitando que mais pessoas possam usufruir das “vagas principais”.


Elias Diniz ainda destacou a digitalização do sistema, que não será realizado por bilhetes de papel, mas sim, pelo próprio celular. 


O projeto define que o horário de funcionamento do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Nos domingos e feriados não haverá cobrança de tarifas. 

O novo sistema também definirá as áreas específicas para motocicletas, carga e descarga, parada rápida, segurança, idosos e portadores de necessidades especiais, além do estacionamento de caçambas coletoras de lixo e entulhos. 

O período de permanência na mesma vaga será de uma, duas ou quatro horas, de acordo com os locais e as respectivas sinalizações. Vencido o prazo, o condutor do veículo terá dez minutos improrrogáveis para providenciar a retirada, do contrário estará sujeito às penalidades da legislação de trânsito a serem aplicadas pelos agentes credenciados.

Ainda não há definição quanto aos preços, mas o projeto especifica que estarão isentos da tarifação os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento, desde que devidamente sinalizados. 

Táxis, mototáxis e transporte de aplicativos, desde que estacionados nos pontos de parada, também não pagarão as tarifas. E o mesmo vale para os trailers, food trucks licenciados.

Foto Ilustrativa: ASCOM Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis