Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Baixa adesão e preferência por projetos de infraestrutura urbana e rural marcam Consulta Popular em Pará de Minas

Highslide JS

Divulgado o balanço final da Consulta Popular para reparação socioeconômica dos municípios afetados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. O processo de participação social aconteceu em novembro e faz parte do acordo assinado entre o governo estadual com a mineradora para amenizar os prejuízos causados às 26 cidades mais prejudicadas pela tragédia ambiental, entre elas Pará de Minas. 

O resultado geral de participações já havia sido divulgado, conforme foi noticiado pelo Jornal da Manhã. Mais de 10 mil pessoas residentes nesses municípios indicaram áreas prioritárias para receber investimentos, como o agronegócio, saneamento básico, educação, saúde, esporte e infraestrutura urbana e rural. 

O balanço divulgado dessa vez diz respeito ao número de participações por município e quais os temas e subtemas mais votados. Em Pará de Minas, a quantidade de participantes surpreendeu, mas pelo ponto negativo. De quase 100 mil habitantes, apenas 456 fizeram indicações na consulta. 

Foram divulgados os 10 temas mais votados pela população. Os dois primeiros do ranking, com 79,6% e 70,8%, correspondem a infraestrutura urbana e rural, que tiveram como subtemas a melhoria da estrutura das estradas, ruas, pontes e dos acessos rodoviários e melhoria da iluminação pública, acesso público a internet, investimento em energia fotovoltaica e instalação de câmeras de segurança.

O terceiro tema mais indicado, com 64% das escolhas é o de água, saneamento básico e resíduos sólidos, com o projeto de construção de rede coletora e drenagem da chuva. Em seguida, com 59%, aparece a construção de posto policial e instalação de patrulha rural e, fechando os cinco primeiros, com 50,7% das indicações, a construção e equiparação de um bloco de hemodiálise.

Assim que o resultado foi divulgado, o prefeito Elias Diniz concedeu entrevista coletiva a respeito dos números e projetos elencados. Sobre a participação popular, Elias lamentou a baixa adesão, mas apontou outro motivo para o “desinteresse”.

Questionado sobre as indicações da população, o prefeito destacou os projetos da área da saúde que, mesmo não sendo os mais preferidos na consulta, são os prioritários na prefeitura. 

Com a escolha das áreas prioritárias por parte da população, o próximo passo da Consulta Popular será a definição dos projetos que serão executados pela Vale. A previsão, segundo Elias Diniz, é que as obras comecem já a partir do segundo semestre do ano que vem.

Dos mais de R$ 3 bilhões que serão custeados pela mineradora para as reparações nos municípios, cerca de R$ 83 milhões serão investidos em obras na região de Pará de Minas.

Lembrando que outras cidades da região também receberão compensações da Vale devido o rompimento da barragem em 2019. Entre elas estão Florestal, Pequi, São José da Varginha e Maravilhas. Para mais detalhes sobre a Consulta Popular, o cidadão pode acessar o site mg.gov.br. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis