Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Saúde pública retoma distribuição de medicamento pediátrico gratuito para a doença de Chagas

Highslide JS

Novidade na área da saúde. Após oito anos, o único medicamento pediátrico para o tratamento da doença de Chagas no Brasil voltou a ser fornecido na rede pública. Trata-se do antiparasitário benznidazol 12,5 mg. 

Até então, o fármaco só estava disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) na dosagem de 100 mg para tratamento da fase inicial em adultos. De acordo com o Ministério da Saúde, com a retomada, foram adquiridas 12 mil unidades com a dosagem infantil para atender a demanda dos estados.

Estima-se que no Brasil, pelo menos 1 milhão de pessoas estejam infectadas pelo protozoário que causa a doença de Chagas. 

Atendendo a uma solicitação do Jornal da Manhã, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota informando que o medicamento está no componente estratégico da Assistência Farmacêutica. Em caso de necessidade, o Município encaminha a demanda à Superintendência Regional de Saúde, em Divinópolis, para distribuir o remédio ao paciente.

A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro. Os insetos normalmente abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, casca de tronco de árvore, montes de lenha e debaixo de pedras. 

O vetor também pode se alojar dentro de casas, como por exemplo em buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos. 

Os sintomas variam conforme o grau da enfermidade. Na fase aguda, por exemplo, o paciente pode apresentar febre, mal-estar, falta de apetite, inchaços na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Foto: Reprodução Ministério da Saúde/Arquivo






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis