Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Produtores rurais divididos entre comemorar a melhora do preço de seus produtos e lamentar a escalada dos insumos

Highslide JS

Minas Gerais continua como maior produtor de leite do país e acaba de bater novo recorde de produção, segundo foi divulgado pelo IBGE. O estado produziu quase nove bilhões e meio de litros no ano passado, o que representa um aumento de quase 6% em relação a 2018.

Segundo o IBGE, a produção mineira representou 27% do total nacional, que é de cerca de 34 bilhões de litros. Esses dados consolidam o crescimento do agronegócio brasileiro, que driblou até mesmo a pandemia.

A expansão da produção também favoreceu as exportações, fortalecendo a pecuária leiteira, mas isso não quer dizer que os produtores estejam livres dos desafios da atividade.

Segundo o pecuarista Milton Henriques Guimarães, da Fazenda Kaquende, localizada em Igaratinga, o momento é realmente bom mas a alta dos insumos tem freado os lucros, provocando novos desafios para o setor: 

As altas temperaturas também têm sido uma preocupação para o homem do campo, daí a grande expectativa pela chegada das chuvas, para que haja um equilíbrio capaz de favorecer as mais diversas culturas da região.

 
Apesar do bom momento para a negociação do leite, carne e grãos, ele teme o agravamento da economia em 2021. Não se trata de pessimismo, mas do receio de que os reflexos das medidas governamentais durante a pandemia, assim como o fechamento de diversas beneficiadoras, sejam percebidos a partir do próximo ano. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis