Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vereadores aprovam relatório da CPI que apurou recebimento indevido de dinheiro público na Câmara

Highslide JS

A Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou o recebimento indevido de dinheiro público e a atuação da Controladoria Geral, Procuradoria e Procuradoria Adjunta neste e em todos os procedimentos internos referentes ao procurador Geral do Legislativo.

O texto final, apresentado pelo relator da comissão, vereador Nilton Reis Lopes, foi aprovado por 8 votos a 5 e teve ainda uma abstenção. Ele aponta a necessidade de envio do processo para o Ministério Público estadual e Tribunal de Contas de Minas Gerais para análise e eventuais providências, caso sejam necessárias.

A CPI foi instituída pela Portaria 44/2021 e começou os trabalhos entre julho e agosto para apurar o recebimento indevido de dinheiro público de servidores da Câmara. Uma das irregularidades suspeitas é a de que funcionários aposentados continuaram recebendo quinquênios.

Além de recomendar o envio para o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, a comissão também fez sugestões à presidência da Câmara sobre os processos administrativos.

Autora do requerimento para abertura da CPI, a vereadora Márcia Marzagão elogiou o trabalho da comissão, da qual fez parte, e destacou os pontos apurados durante a fiscalização. 
Ela ainda ressaltou que a CPI não teve um viés de perseguição, mas sim de investigação sobre possíveis atos que não estão de acordo com a legislação.

Foram mais de 20 horas de reuniões para apurar a conduta dos envolvidos e concluir o relatório para apreciação em plenário. 
Assim como Márcia Marzagão, os vereadores Márcio Lara e Marcílio Souza também elogiaram os trabalhos da CPI, mas fizeram ressalvas, alegando que não havia necessidade de tal procedimento. Márcio Lara, inclusive, foi além, e prometeu medidas judiciais caso não sejam constatadas as irregularidades. 

O processo, agora, será encaminhado ao Ministério Púbico e Tribunal de Contas de Minas Gerais para análise dos autos e adoção de providências, se forem julgadas necessárias. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis