Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Inverno força a queda das vendas nos hortifrutis: comerciantes avaliam desafios da temporada

Highslide JS

Queda no volume das vendas e também nos preços. Este é o cenário observado na maioria dos sacolões de hortifrutis de Pará de Minas, ao longo deste mês de julho. 

A situação reflete o mercado em todo o estado de Minas Gerais, que acaba sofrendo com o desaparecimento de parte dos consumidores nessa época do ano.

Mas esse desempenho do mercado não é novidade para o setor. Segundo o empresário Reginaldo Vasconcelos, proprietário do Sacolão Verfrutas, a situação se repete sempre nos meses frios e ele acompanha isso há, pelo menos, 30 anos.

É que no final do outono e durante o inverno os consumidores mudam os hábitos de alimentação e assim as baixas temperaturas se tornam vilãs do setor, reduzindo a demanda por vários tipos de verduras, frutas e legumes. O reflexo também aparece nos preços.

E não é só o frio que interfere nas quedas. Segundo Reginaldo, as férias escolares também influenciam no desaparecimento dos consumidores, sobretudo das donas de casa.

Perguntado sobre qual produto registrou a maior baixa neste mês, Reginaldo explicou que vários preços caíram, mas destacou itens como tomate, batata e cebola. 
A expectativa é que, com a volta das aulas, previstas para a próxima semana, e o aumento das temperaturas, a partir de agosto, a procura pelas verduras e frutas volte crescer, movimentando o setor.

A baixa demanda pela carne de boi também forçou a queda de preços em vários cortes. Picanha, filé mignon, alcatra e contrafilé perderam valor nas últimas semanas. O preço médio dessas carnes já caiu quase 6%. É que o brasileiro reduziu a compra das carnes vermelhas, depois que o preço delas entrou em disparada com os diversos choques da economia. A carne de porco e até mesmo a de frango, que é a mais barata, também diminuiu de preço.

Fotos: Ronni Anderson - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis