Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Paraminense que participou do Congresso Global sobre Mudanças Climáticas fala dos grandes desafios que teremos pela frente

Highslide JS

O município de Pará de Minas teve um representante no 3º Congresso Global sobre Mudanças Climáticas realizado em Barcelona, na Espanha. Trata-se do engenheiro Émerson Paulino dos Reis, que tem doutorado focado na área de sistemas térmicos.

Durante muitos anos ele atuou como professor de grandes redes, mas atualmente foca sua área educacional no curso de pós-graduação da PUC Minas. Além disso, trabalha na segurança de máquinas e eficiências energéticas de indústrias brasileiras.

O convite para o Congresso Global chegou depois que ele teve um trabalho publicado em revistas internacionais e foi assim que teve a oportunidade de conhecer também importantes projetos na área, desenvolvidos por profissionais de várias partes do mundo.

Em entrevista ao jornal Gazeta Paraminense, Émerson informou que a ciência está trabalhando muito sobre as mudanças climáticas e o impacto delas para o planeta. O congresso proporcionou importantes momentos de troca de experiências, assim como observações muito interessantes a respeito do assunto.

Um dos temas de destaque foi o impacto das mudanças na produção de alimentos. Os estudos mostram que teremos possíveis quedas, devido aos efeitos catastróficos de seca e chuva, além do surgimento de novas pragas.

Houve, inclusive, um projeto sobre alimentação alternativa de bovinos, já prevendo o encarecimento dos custos de produção. Inseriram na alimentação do gado uma planta, parecida com o cacto do deserto, para substituir a ração feita na base de milho. 

O professor Émerson Reis também chamou atenção para o fato de que as mudanças climáticas vão alterar todo o sistema – a vida dos humanos e dos animais, a nossa alimentação e as plantas também mudarão.

O efeito El Niño, pelo qual estamos passando agora, com ondas de calor altíssimas e chuvas acima da média, está acelerando o processo. Diante disso, o conselho geral para toda a humanidade é de cooperação, ou seja, precisamos fortalecer a consciência ambiental antes que seja tarde demais.

É preciso pensar globalmente e agir localmente, plantando mais árvores nas cidades, reduzindo o consumo de plástico e de energia, e reciclando o máximo de produtos que conseguirmos. O ponto de partida deve ser a reflexão do que podemos fazer para a comunidade, nossas casas e nossas vidas.

O copo de plástico é um bom exemplo, por ser utilizado apenas uma vez antes de parar no lixo. A origem dele está no petróleo que foi transportado de navio até o processo de refino antes de chegar à indústria e, mais tarde, ao consumidor. Então, porque não utilizarmos garrafinhas ao invés dele, já que elas são produzidas para uso contínuo?

Se o ser humano continuar ignorando a força das mudanças que estão cada vez mais próximas de acontecer, os impactos sobre o planeta terra serão os piores possíveis. É hora de refletir.

Foto: Arquivo Pessoal - Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis