Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialista adverte pré-candidatos da disputa eleitoral: não será uma campanha para amadores

Highslide JS

A consciência política popular, amadurecida principalmente graças às redes sociais, somada ao rigor da lei vai tornar mais difícil a campanha política deste ano, para eleição de prefeitos e vereadores.

Foi com essa mensagem que o professor universitário Roberto Ribeiro abriu ontem o curso realizado na Câmara de Pará de Minas, através da Escola do Legislativo, sobre as vedações do último ano de mandato e o impacto da reforma política no país.

Consultor com larga experiência em gestão pública, Roberto Ribeiro falou para a plateia durante 4 horas, apontando as novidades na lei e os desafios para os candidatos. Uma das grandes mudanças da nova legislação eleitoral diz respeito ao fim das coligações proporcionais, ou seja, aquelas que permitiam a soma de votos dos vereadores através dos partidos que se associavam na disputa.

As normas também ficaram mais rigorosas para as candidaturas de mulheres e servidores públicos, a fim de evitar fraudes. O que se via até então, era a presença do sexo feminino na maioria das vezes apenas para completar chapas e dos funcionários de carreira para descansar durante o período da campanha. A partir de agora, quem fizer isso terá que prestar contas à justiça. A votação desses candidatos será observada com muito rigor:

O motivo do arrocho na legislação eleitoral é a presença do dinheiro público federal nas campanhas, por isso mesmo não será uma disputa para amadores, segundo deixou claro o palestrante:

E para aqueles que duvidam da rapidez de atuação da legislação eleitoral, o conselho do especialista:

Nos cartórios eleitorais também é possível obter informações sobre as normas vigentes. Conhecer bem a lei é o melhor caminho para qualquer candidato evitar dor de cabeça e processos judiciais. Como disse o professor Roberto Ribeiro, será uma eleição de ganhar na urna e perder na justiça eleitoral. E para aqueles que realmente pretendem entrar na disputa, já passou da hora de começar a se preparar bem, aliás, muito bem.




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis