Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Disparam os pedidos de poda e corte de árvores, mas legislação segura os procedimentos

Highslide JS

Os temporais e chuvas fortes muito comuns nesta época do ano acendem o sinal de alerta para o risco da queda de árvores. É neste período que as pessoas procuram mais a Prefeitura de Pará de Minas e os órgãos ligados ao meio ambiente solicitando a poda ou o corte definitivo. 

Acontece que nem sempre a Secretaria de Meio Ambiente autoriza a retirada da árvore denunciada, por entender que ela está sadia, mas aí vêm os fenômenos naturais e provam o contrário, derrubando os galhos ou mesmo o troco inteiro. 

O Jornal da Manhã ouviu o secretário José Hermano Franco e ele esclareceu que a pasta trabalha com o que tem, já que nem sempre é possível prever a queda de uma árvore com as tecnologias disponíveis. 

Outra situação preocupante é o grande número de pedidos de corte de árvores em Pará de Minas. Se todos fossem autorizados, a arborização do município ficaria inviabilizada.

José Hermano lembra que as árvores são essenciais para o bem estar e a saúde da população, por isso é importante que os munícipes aprendam a conviver com elas. 

Importante lembrar que os pedidos para poda e corte de árvores em Pará de Minas devem ser feitos no Setor de Protocolo, que fica no andar térreo da prefeitura, na Praça Afonso Pena. 

O solicitante deve comprovar a propriedade do imóvel, apresentar fotos da árvore em questão e requerer a abertura do processo. Só depois disso é que uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente visitará o local para avaliar a situação. 

Nos casos em que a árvore estiver na rua, a prefeitura faz o corte. Já quando as plantas estiverem nos jardins ou nos quintais, o processo de poda ou corte é de responsabilidade do proprietário, desde que devidamente autorizado.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis