Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce o número de golpes na internet: PM dá dicas para evitar mais vítimas

Highslide JS

Nos últimos meses, a Polícia Militar registrou em Pará de Minas, algumas ocorrências de golpes envolvendo compra e venda de bens ou objetos por redes sociais da Internet. Listamos aqui alguns destes casos e divulgamos orientações para os cidadãos se prevenirem em relação a estes crimes, que se tornam mais comuns, com o crescente uso da Internet também como um meio de negociação de objetos e produtos. 

Relembremos algumas destas ocorrências de estelionato envolvendo compras e vendas pela Internet: 
No final do ano de 2019, um morador de Pará de Minas teve seu anúncio da venda de seu veiculo clonado. Como consequência, um infrator de outro estado causou um prejuízo a um comprador de Divinópolis, de R$21.000,00. 

Em 28 de janeiro deste ano, um adolescente de 16 anos, morador de Pará de Minas, comprou um aparelho de jogos eletrônicos também através de um site de compra e venda pela internet, por R$1200,00, tendo depositado a metade deste valor na conta do anunciante, mas não recebeu o objeto. 

Em 01 de maio deste ano, um homem desconhecido, de 65 anos, clonou o anúncio de uma motocicleta, feito por um morador de São Gonçalo do Pará, de 23 anos, e passou a intermediar a negociação entre ele e um jovem de Pará de Minas, conseguindo que o comprador depositasse parte do valor do veículo em sua conta. 

A PM também já registrou em Pará de Minas, ocorrências em que infratores, após furtarem ou clonarem o celular de vítimas, levam seus parentes ou amigos a prejuízos, com pedidos de empréstimos ou cobrança indevidas de dívidas. 
Diante destes e de outros tipos de golpes envolvendo os meios digitais, a Polícia Militar orienta aos cidadãos a adotarem as seguintes medidas: 

- É essencial checar bem a confiabilidade do site ou grupo de compras e vendas no momento de anunciar um objeto ou de procurar um produto para compra;

- É importante também conferir se a página é autêntica, se não foi clonada; 

- Não se deve fazer qualquer depósito ou transferência de valores antes de se confirmar com precisão a idoneidade das empresas ou pessoas envolvidas;

- Deve-se evitar passar para desconhecidos ou expor na internet, os números de telefones pessoais, que podem ser alvos de golpes, como do falso sequestro;

- Em casos de qualquer suspeita, a PM deve ser acionada imediatamente, pelo telefone 190; 

Foto: PMMG/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis