Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sementes misteriosas podem estar relacionadas à fraude e o governo faz alerta geral

Highslide JS

O Ministério da Agricultura convocou uma mobilização nacional no sentido de alertar a população a não plantar as sementes misteriosas que estão chegando ao Brasil vindas de quatro países da Ásia. A suspeita do governo brasileiro é que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line.

Perto de trezentos pacotes não solicitados foram enviados a moradores de 24 estados, além do Distrito Federal. As remessas começaram a ser recebidas em agosto e estão chegando com mais frequência agora, motivo pelo qual o Ministério da Agricultura está contando com apoio de vários órgãos governamentais a fim de fazer o alerta.

No caso de Pará de Minas quem assumiu a comunicação foi o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O responsável pela unidade, Lucas Jardim, pede às pessoas que fiquem atentas ao fato. Segundo ele, as sementes da maior parte das embalagens abertas mostraram 3 fungos diferentes. Um pacote apresentou ácaro e outros 4 podem conter ervas daninhas não presentes no país. 

A presença de bactérias também foi identificada em duas embalagens. Todo o material continua em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, que é uma referência no assunto.

E para o caso de alguém receber o pacote por aqui, a recomendação do IMA é a seguinte:

O Ministério da Agricultura espera terminar a avaliação das sementes até o final do mês. O governo está em estado de alerta porque quando o risco é desconhecido, ele é máximo. Nos Estados Unidos, onde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura trabalha com a possibilidade de que essas encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.

Essa prática consiste essencialmente no envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. Nesse caso, a semente apenas cumpriria a finalidade de não deixar o pacote vazio, o que explicaria o fato das autoridades até agora não terem encontrado sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis