Alvo de reclamações frequentes pelos constantes defeitos, os ônibus da Turi passaram por vistorias do Departamento de Trânsito de Pará de Minas. A equipe trabalhou em duas frentes de fiscalização, para assegurar que todos os veículos estejam em condições de rodagem. A vistoria semestral assegura as condições do veículo, assim como dos itens mecânicos e elétricos, e verifica se todos os componentes estão funcionando normalmente.
Já a fiscalização da prestação de serviços acontece o ano todo, quando os fiscais embarcam no veículo, acompanhando como as viagens estão transcorrendo e se o coletivo está cumprindo os horários e passando pelos pontos estabelecidos. O coordenador do Departamento de Trânsito, Robson Kawanish, falou à nossa reportagem sobre a situação dos veículos e também sobre a previsão da vistoria para os ônibus que têm rotas distritais.
Além da fiscalização dos coletivos, a área de transporte público é responsável pela verificação de táxis, mototáxis, transporte escolar e transporte coletivo. O Departamento de Trânsito também conta com outros quatro setores internos, que estão a todo vapor.
O administrativo acolhe as demandas da sociedade, recebidas pela Ouvidoria ou pela Câmara Municipal. A engenharia de trânsito é responsável pela sinalização e o estudo de tráfego na cidade. O setor de Fiscalização realiza a verificação da conduta dos motoristas.
Tem ainda a área de Educação de Trânsito, responsável pelas campanhas educativas e de conscientização, que já está pensando nas próximas ações, voltadas para a Semana Nacional do Trânsito e o Maio Amarelo, entre outros eventos.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM