Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Bancada mineira no Congresso Nacional quer repassar verbas diretamente para os municípios: está difícil a comunicação com o governo Zema

Highslide JS

O deputado federal Diego Andrade esteve em Pará de Minas novamente, onde participou de uma reunião com o prefeito Elias Diniz e alguns secretários. O encontro teve como objetivo o alinhamento do repasse de emendas parlamentares ao município. A prefeitura apresentou a ele projetos e demandas de Pará de Minas, que agora serão avaliados para a alocação de recursos. 

A destinação de emendas parlamentares se tornou uma pauta prioritária para os deputados da bancada mineira no Congresso Nacional. Alegando dificuldades de comunicação com o governo Zema, a bancada está articulando com ministros do governo federal a destinação mais célere das emendas. 

O grupo quer destinar as verbas para as prefeituras por meio dos ministérios, ao invés de fazer o encaminhamento para o governo de Minas e aguardar o repasse delas para os municípios. A bancada tomou esta decisão no final de outubro. Ao todo, os 53 deputados têm direito a R$ 468 milhões de emendas impositivas no Orçamento, ou seja, emendas que obrigatoriamente precisam ser pagas pela União. 

A maior parte delas, em torno de R$ 200 milhões, é destinada para a área da saúde. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o deputado Diego Andrade ressaltou a importância do dinheiro chegar às prefeituras, que ele define como base da máquina pública no país. 

O parlamentar ainda comentou a dificuldade que muitos prefeitos estão passando pela queda de receitas, caso do FPM e do ICMS, consequência da queda da arrecadação federal. 

Diego Andrade disse que o problema somente será solucionado quando a economia voltar a ganhar força, o que depende de boas medidas na área. O deputado também fez um alerta sobre a necessidade de as prefeituras não dependerem exclusivamente dos repasses federais. 

No final da entrevista, o deputado Diego Andrade destacou o aspecto administrador do governador Romeu Zema, mas admitiu dificuldade de articulação com o seu governo. Ele espera que essa situação melhore a partir do ano que vem. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Gil Leonardi/Imprensa MG






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis