Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IBGE planeja concluir o levantamento do Censo em Pará de Minas nesta semana

Highslide JS

O IBGE adiou, mais uma vez, a data de divulgação oficial do Censo Demográfico 2022. No mês passado, o órgão informou que os dados seriam publicados no final de abril, mas o cronograma foi alterado e o resultado final será levado a público somente em 3 de maio. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã por André Duarte, responsável pela coleta dos dados em 12 cidades mineiras, entre elas Pará de Minas.

A edição atual do Censo acumula um histórico de adiamentos e dificuldades. Inicialmente, a pesquisa estava prevista para 2020, dez anos depois do último levantamento, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19 e, depois, por problemas orçamentários. 

Segundo André Duarte, alguns municípios ainda não concluíram o levantamento, o que motivou a prorrogação para maio. Pará de Minas é um exemplo dessa situação, já que por aqui a coleta deverá ser finalizada somente nesta semana.

André Duarte ainda informou que os dados finais da coleta, antes de serem divulgados à população em maio, serão apresentados ao prefeito Elias Diniz, assim como acontece em outros municípios.

Oficialmente os trabalhos em campo do Censo Demográfico começaram em agosto de 2022 e a previsão era que eles fossem finalizados em outubro. Mas logo no início o IBGE teve dificuldade na contratação de recenseadores, principalmente por causa do modelo de pagamento por produtividade.

Além disso, o Instituto teve de lidar com a resistência de uma parcela da sociedade em participar do levantamento, o que poderia comprometer a efetividade do Censo.

Mas apesar dos obstáculos enfrentados o IBGE divulgou, em dezembro, a prévia do Censo na qual Pará de Minas aparece com 97.507 habitantes, um crescimento de quase 2% na comparação com a população estimada até 2021, que era de mais de 95 mil pessoas.

Foto- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis