Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pandemia dificulta a luta contra o fumo, mas a batalha não pode parar

Highslide JS

Autoridades públicas de saúde e organizações não governamentais estão empenhadas na mobilização em torno do Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data será celebrada neste domingo (29/08), mas as ações alusivas ao tema já estão acontecendo em várias partes do país.

O tabagismo é a dependência física à nicotina e causa aproximadamente 50 doenças diferentes, o que o torna problema de saúde pública. Ele representa cerca de 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecido como enfisema, além de agravar enfermidades como hipertensão e diabetes.

O SUS oferece tratamento gratuito para ajudar as pessoas a parar de fumar, no entanto, assim como em muitas outras frentes, a pandemia de covid-19 influenciou na queda da procura pelo atendimento na rede pública. Dados do Ministério da Saúde mostram que, somente no segundo quadrimestre de 2020, entre maio e agosto, a redução na procura pelo tratamento foi de 79% na comparação com 2019. 

Os números ainda mostram que, ao longo do ano, a queda mais significativa foi registrada nas unidades de Atenção Básica, que é a porta de entrada para a população que necessita de cuidados à saúde, como parar de fumar. Para reverter esse quadro, os órgãos ligados à saúde pública iniciaram ações em suas plataformas de comunicação com o cidadão para conscientizar sobre o assunto e fomentar o combate ao fumo. 

A Secretaria Estadual de Saúde, por exemplo, lançou uma série temática abordando os malefícios do consumo, bem como os benefícios de parar de fumar e as estratégias para conseguir vencer o cigarro. Mas o processo é difícil como admitiu a coordenadora de Promoção de Saúde e Controle do Tabagismo, Nayara Resende Pena. Ela sabe que abandonar o vício não é um processo simples, exigindo força de vontade e mudanças de hábitos:

Em nível nacional, a ação de maior destaque é a campanha de combate ao fumo desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. 

Neste ano, ela tem como tema “A melhor escolha é não fumar”, destacando a necessidade de proteção à saúde de crianças, adolescentes e jovens. Mais informações, o cidadão pode acessar o site inca.gov.br.

Foto Ilustrativa: tatlin/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis