Os idosos estão cada vez mais digitais. De 2016 a 2024, o número de pessoas com mais de 60 anos que acessam a internet saltou de 6,5 milhões para 24,5 milhões. O número quase triplicou no período, já são quase 70% dos idosos usando a Internet. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada ontem pelo IIBGE.
O estudo também revela que, embora os idosos venham aumentando o acesso ano a ano, eles ainda compõem o grupo que menos usa a rede para sua atividades no dia a dia. Dos mais de 24 milhões de idosos com acesso à internet, 88% usavam a rede todos os dias para utilizar aplicativos de mensagens, redes sociais e serviços bancários.
A pesquisa do IBGE também revelou que o celular é meio de acesso para quase 99% das pessoas que acessam a internet, idosas ou não. Este número aponta que os computadores como PCs e notebooks perderam a preferência das pessoas, dando lugar, cada vez mais, ao acesso por celular.
No sentido contrário aparecem os aparelhos de TV, que passaram a ser mais utilizados, saltando de 11% da preferência em 2016 para mais de 50% em 2024. Isso quer dizer que as pessoas, em casa, estão usando cada vez mais a TV para acessar plataformas de streaming.
Os chamados dispositivos inteligentes acessados pela internet, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, aparelho de ar condicionado e até geladeiras também estão ficando mais comuns nas casas. Em 2022 eles estavam presentes em 14% dos endereços, já no ano passado este percentual subiu para 18,%.
Foto Ilustrativa: Reprodução stevepb (pixabay.com)