Embora as atenções continuem voltadas para o novo coronavírus, seja no Brasil e no mundo todo, com a chegada da primavera e a proximidade do período das águas, outra doença volta a ameaçar a população.
Estamos falando da dengue, que também tem potencial de levar suas vítimas a óbito, embora tenha algumas vantagens em relação à Covid. É que além de não ser contagiosa, é de fácil prevenção, já que tudo depende da higiene e eliminação de poças d’água.
De volta ao trabalho de combate à dengue, o servidor público Adailton Antônio Moreira faz um alerta à população no que diz respeito à limpeza dos imóveis e ao fim dos objetos que possam servir de criadouro para o mosquito aedes aegypti.
Adailton também orienta sobre o descarte irregular de lixo, que tem colocado em risco a população de diversos bairros de Pará de Minas.
As altas temperaturas e a ocorrência das chuvas, mesmo que poucas até agora, também deixam um alerta sobre o risco de reincidência de muitos casos de dengue, por isso todo o cuidado é pouco. O diretor do Setor de Controle da Saúde do município, Wander da Silva Rodrigues, também reforçou o alerta. Estamos entrando no período de maior risco para a proliferação do mosquito da dengue.
Também é importante receber bem os agentes de combate à dengue, para que façam a vistoria nas residências. Eles são orientados para uma abordagem totalmente segura, de modo que ninguém seja colocado em risco de contágio pela Covid-19.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM