Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anvisa alerta consumidores sobre os repelentes adequados para se evitar dengue

Highslide JS

Nunca se vendeu tanto repelente em início de ano como agora em Pará de Minas. Esta é a constatação feita pelo Jornal da Manhã junto ao setor farmacêutico da cidade. Segundo informações obtidas junto aos estabelecimentos, nestas últimas duas semanas o crescimento das vendas passou de 120% na grande maioria deles. Houve lojas em que o índice foi até maior, passando dos 200%.

É o resultado da apreensão dos consumidores diante da epidemia de dengue que toma conta de Minas Gerais e avança também pelo interior do estado. Durante muito tempo, boa parte das pessoas demonstrou total ausência de preocupação em relação a isso, mas na medida em que novos casos vão sendo confirmados o cenário mudou.

E como a prevenção também passa pelo uso de repelentes, as vendas dispararam. Se você está à procura de algum produto desta natureza faça uma boa pesquisa, porque os preços têm variado bastante e dependendo da marca a diferença chega a ser mais que o dobro.

Também é preciso dar atenção especial aos tipos de repelentes adequados, e esse fato levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a divulgar orientações para evitar o Aedes aegtypti que, além da dengue, transmite a chikungunya e o zika vírus. De acordo com a Anvisa, apenas os produtos de aplicação na pele e os de uso no ambiente possuem eficiência comprovada. Não existem produtos de uso oral. 

O repelente deve ser aplicado diretamente nas áreas expostas do corpo, com exceção dos casos em que o rótulo trouxer instruções para uso diretamente na roupa. A Anvisa também alerta aos pais que eles devem ler com atenção as orientações descritas nos produtos para uso infantil. E não custa lembrar que, além do uso de repelentes, manter a casa limpa é essencial. Mais de 90% dos focos encontrados estão nos domicílios.

E uma última informação – Já está aberto em Pará de Minas o Centro de Hidratação, serviço criado pela Secretaria Municipal de Saúde com atendimento específico para as vítimas da dengue. Ele está montado no bairro Senador Valadares, em frente ao Hospital Padre Libério, e funcionará todos os dias das 7h às 19h. No local, os pacientes terão consulta médica e manejo clínico.

A instalação do Centro de Hidratação foi justificada pelo secretário Wagner Magesty como uma necessidade de fortalecer a assistência e evitar a sobrecarga da UPA 24H. E paralelamente ao funcionamento do Centro de Hidratação, a Secretaria de Saúde manterá os atendimentos em horário especial das UBS’s Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e Walter Martins, de segunda à sexta-feira, de 16h às 20h. Já aos finais de semana, os atendimentos referentes aos casos de arboviroses serão feitos apenas no Centro de Hidratação. 

Foto Ilustrativa: Reprodução Ascom/Anvisa






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis