Em meio ao impasse entre as forças de segurança pública e o governo de Minas, equipes da Polícia Militar quem atuam em Papagaios e Maravilhas seguem ativas no combate à criminalidade. A afirmação é do Tenente Natan Bastos, comandante da corporação nas duas cidades. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o militar evitou falar da situação polêmica entre a PM e o governo, mas garantiu que os policiais estão se esforçando pela segurança daquela região.
Os dois municípios, especialmente Papagaios, foram destaques em inúmeras manchetes de matérias policiais devido a crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Mas o Tenente Natan informou que as estatísticas diminuíram após um trabalho coletivo da PM com a comunidade e demais forças de segurança social.
Como exemplo, ele citou que a cidade de Maravilhas ficou 1.500 dias sem o registro de nenhum homicídio, fato que nem era cogitado tempos atrás. Para o tenente, o combate ao tráfico de drogas tem sido fundamental na redução dos índices, embora seja uma tarefa difícil e duradoura.
O tráfico de drogas não é um problema apenas de Papagaios e Maravilhas. Infelizmente, esse mal que já era difícil de combater antes da pandemia, ganhou mais força, como apontam as pesquisas. Em uma delas, o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, mostra que cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no ano de 2020, fomentando esse mercado ilegal e perigoso.
O relatório indicou também que a pandemia impulsionou o tráfico pela internet, diante da rápida inovação tecnológica, combinada com a agilidade e adaptação daqueles que utilizam novas plataformas para vender drogas e outras substâncias.
Esses fatos, na visão do Tenente Natan, reforçam a necessidade de uma atuação constante da PM e outras forças de segurança, evitando que o problema volte a crescer e coloque em risco o desenvolvimento sadio e seguro da sociedade.
Fotos: Arquivo Santa Cruz FM