Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vítimas de violência sexual entram no grupo prioritário da vacinação contra o HPV

Highslide JS

Desde agosto, vítimas de violência sexual passaram compor o grupo prioritário para vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). A medida deverá garantir mais proteção às pessoas de 9 a 45 anos, que ainda não são vacinadas ou que não completaram o esquema de imunização contra o vírus e foram expostas de alguma maneira.

A ampliação do público alvo deve promover maior prevenção à infecção sexualmente transmissível que está associada a 80% dos casos de câncer do colo do útero e a mais da metade dos casos de câncer na vulva, pênis, ânus e orofaringe. 

Em Pará de Minas a vacina contra o HPV para as vítimas de violência sexual e os demais grupos prioritários, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Juliana Viana, responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, falou conosco:

A inclusão do novo grupo no cronograma de vacinação se deu através de uma nota técnica do Ministério da Saúde, e faz parte do protocolo de atendimento e assistência às vítimas de violência sexual. 

A Lei Federal nº 12.845/2013 assegura o atendimento obrigatório, integral, imediato e multidisciplinar a pessoas em situação de violência sexual em todos os hospitais integrantes da rede SUS, visando o controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes.

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis