Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialista em Geopolítica avalia como o Brasil passou a ser visto lá fora depois dos ataques aos Três Poderes

Highslide JS

Desde a invasão de manifestantes radicais nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, há dez dias, que muitas perguntas têm sido feitas pela população brasileira. Passado o susto e o terror, questões econômicas ganharam destaque.

Uma delas é se haveria fuga imediata de capital. A outra é se o Brasil deixaria de ser um país confiável a ponto de criar um clima de instabilidade política e, por causa disso, afugentar investidores.

Como estas inquietações também vêm sendo demonstradas na cidade, o Jornal da Manhã conversou com um especialista em Negócios Internacionais. Trata-se do professor de Geopolítica da Universidade Positivo, João Alfredo Lopes Nyegray.

Na visão dele, a economia não foi e nem será abalada pelo episódio de 8 de janeiro, devido à resposta rápida do governo federal e do Supremo Tribunal Federal ao vandalismo.

Segundo o professor João Alfredo, isso fez com que os investidores olhassem para o Brasil como um país que não aceita devaneios democráticos. Por outro lado, ele afirmou que as manifestações pós-eleições já davam indícios de que em algum momento poderia ocorrer algum extremismo.

E esses atos extremistas retratam o que vem acontecendo no mundo todo:

Ainda segundo o professor João Alfredo, o que o governo brasileiro agora precisa  estar permanentemente preparado é para evitar que o fato se repita. E ele chama atenção para a velocidade com que as fake news têm se espalhado no país:

O professor João Alfredo terminou a entrevista afirmando que o Brasil consolidou sua imagem, perante o mundo, de que tem uma democracia confiável.

Fotos: Arquivo Pessoal e Ilustrativa: Marcelo Camargos/Agência Brasil






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis