Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Indústria de máquinas e equipamentos começa a tomar novo fôlego

Highslide JS

Depois de um início de pandemia assustador e muito preocupante, a indústria de máquinas e equipamentos tenta, de maneira gradual, se estabilizar no mercado nacional. Em março, logo depois das primeiras medidas visando o isolamento social, o setor demitiu cerca de 11 mil trabalhadores, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

As demissões corresponderam a uma redução de 3% do nível de emprego em toda a indústria no país. O resultado só não foi pior porque muitas empresas decidiram, inicialmente, conceder férias aos funcionários e  reduzir a jornada de trabalho. 

O estudo da Abimaq também mostrou que mais de 32% das empresas pesquisadabs procurou os bancos em busca de capital de giro, mas só 11% conseguiram o crédito. Na avaliação da entidade, a pandemia da Covid-19 afetou a atividade produtiva em diversas frentes, como o cancelamento ou adiamento de investimentos. 

E agora, cinco meses depois, a indústria tenta se reerguer. Levantamento feito em Pará de Minas pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mecânicos mostra que os efeitos da pandemia também foram sentidos por aqui.

A diferença com outras regiões é que a situação não ficou tão grave, segundo afirmou o presidente da entidade, João Bosco e Silva. Para evitar demissões no setor as empresas se valeram da redução da jornada e da suspensão de contratos.

Com relação à siderurgia e fundição, João Bosco informou que esses setores estão estáveis. O dirigente sindical torce para que esse semestre seja diferente e que os trabalhadores desempregados voltem à ativa. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis