Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dengue avança rapidamente em Minas, forçando o governo a decretar situação de emergência

Highslide JS

Minas Gerais elevou o nível de alerta contra as arboviroses, e deve decretar, nos próximos dias, situação de emergência por causa da disparada de casos de dengue e chikungunya neste início de 2024. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo o Boletim Epidemiológico Estadual, Minas já registrou, até a última segunda-feira, mais de 32 mil casos prováveis de dengue, sendo 11.490 confirmados. Uma morte provocada pela doença também foi confirmada. A vítima, que não teve a identidade revelada, era de Monte Belo. Outros 14 óbitos estão em investigação. 

Com relação à febre chikungunya, foram mais de 3 mil casos e uma morte confirmada. Outras duas estão em investigação. Já sobre o vírus zika, os números são bem mais tímidos, apenas dois casos prováveis e nenhuma morte.

A preocupação é maior com as pessoas mais velhas e crianças, principalmente as com comorbidades, que podem apresentar complicações após contrair alguma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo Fábio Baccheretti, o decreto de emergência vai permitir que os serviços de assistência à população sejam contratados de forma mais rápida. O secretário também anunciou que a vacina contra a dengue vai chegar ao Estado a partir de fevereiro. 

Inicialmente, ela será aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, residentes nas cidades de maior incidência da doença. Esses municípios, no entanto, ainda não foram definidos pelo Ministério da Saúde. 

Outra medida da Secretaria de Saúde para reforçar o atendimento é a solicitação para que municípios com muitos casos de arboviroses instalem uma Sala de Hidratação Venosa ou uma Unidade de Reposição Volêmica para o tratamento de pacientes com sintomas das doenças.

Esses espaços permitem o acompanhamento dos pacientes fora de unidades de alta complexidade, como os hospitais, evitando sobrecarga no atendimento. Nós entramos em contato com a Regional de Saúde de Divinópolis, à qual Pará de Minas faz parte, para saber se esse pedido também foi feito ao município, mas até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.

E ainda falando sobre Pará de Minas, segundo o Boletim Epidemiológico, a cidade já registrou neste ano 217 casos prováveis de dengue, mas apenas um confirmado. Não há nenhum óbito em investigação. Com relação à chikungunya, são 12 casos prováveis, mas nenhum confirmado até o momento. Também não há morte em investigação. 

Foto Ilustrativa: Ascom Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis