A partir da próxima sexta-feira os eleitores vão perceber claramente a movimentação dos candidatos em torno das eleições municipais de outubro. É o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro das candidaturas.
Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na tv vai começar em 30 de agosto, segundo definição da Justiça Eleitoral. Nas emissoras de rádio os programas serão veiculados das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. E na tv, das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
O conjunto de ações permitidas aos candidatos é importante para que os mesmos se tornem conhecidos dos eleitores e, principalmente, para que possam divulgar seus programas de governo.
Embora na maior parte das vezes os cidadãos se mostrem descontentes com os rumos da política no país, em época de eleições o comportamento muda, ainda mais quando se trata de eleições municipais para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores.
E o eleitorado de Pará de Minas já está atento. Uma enquete feita pelo Jornal da Manhã nas ruas da cidade, sobretudo nos pontos de ônibus que aglomeram moradores de vários bairros, a grande maioria manifestou interesse em acompanhar as propostas.
Muitos vivem a realidade de Jonathans Victor Gomes, que sabe pouco dos candidatos a prefeito, mas avisa que está de olho:
Outros, como João Luiz dos Santos, pretendem decidir o voto na base da confiança:
A campanha eleitoral também vai permitir comparações entre os programas de governo que serão apresentados, como definiu o comerciante Alex Viana:
Pará de Minas está liderando o ranking regional de candidaturas a prefeito. É o município que tem mais chapas concorrendo às eleições majoritárias. Aqui são seis: Ana Paula Couto e Márcia Andrade, Andreia Paulino e Fábio Santos, Carlin Lula e Doutor José, Daniel da Sucata e Rubinho, Inácio Franco e Luiz Lima, Zé Cornélio e Vilson Santos.